Desvio
concepção Douglas Garcia
Desvio é um processo de captura de imagens da cidade intermediado por uma questão, suas respostas e réplicas (respostas a outras respostas). A questão foi lançada aos artistas para esta edição na forma de um convite a criar, sugerir ou apontar situações nas ruas de São Paulo. As réplicas foram feitas na forma de imagens esquadrinhadas dessas respostas. A tentativa de busca por desvios ou brechas encontrou-se entre as circunstâncias adversas, situações criadas e as bordas do quadro fotográfico.
A execução do projeto envolveu a observação das inescapáveis relações adversas e efêmeras que permeiam o contexto das ruas e sua concretude, ações propositivas inseridas nas ruas por artistas convidados e a aplicação da fotografia como programa ou modelo de captura de imagens, análogo ao de câmeras de vigilância, celulares ou satélites de escaneamento.
As capturas foram feitas a partir da ideia de ausência de um objeto principal e da divisão do quadro fotográfico em 9 partes, onde todas as partes que formam este grid têm a mesma importância, cada fragmento correspondendo a uma página individual da publicação.
(FONTE: a editora)
Contém colaborações de Adriano Costa, Bruno Mendonça, Daniel Jablonski, Deyson Gilbert, Erica Ferrari, Fábio Morais, Flora Leite, Guilherme Peters, Gustavo Rezende, Marcius Galan, Rachel Pach e Tiago Santinho.