Fotoformas : Geraldo de Barros
fotografias Geraldo de Barros
Geraldo de Barros é o artista responsável por mudar os rumos da fotografia brasileira na década de 1950 para inscrevê-la definitivamente na modernidade, além de ser um dos precursores do movimento concretista no Brasil. Com esta obra, o fotógrafo finalmente ganha uma publicação à altura de sua relevância. São dois volumes: Fotoformas, uma versão fac-similar da edição do catálogo da exposição "Geraldo de Barros, Peintre et Photographe" - com fotos de 1946 a 1951 - realizada em 1993, no Musée de l'Elysée, em Lausanne, Suíça, e a inédita Sobras, com colagens e montagens fotográficas realizadas nos últimos anos de vida do artista.
(FONTE: site da Amazon)
Publicado conjuntamente com o título Sobras (ISBN 8575034979) no estojo denominado Geraldo de Barros : Sobras + Fotoformas (ISBN 8575035029).
Edição fac-símile da versão original publicada em 1994 pela Raízes Artes Gráficas, acrescida de fortuna crítica.
Acompanha folheto Collection of essays on Geraldo de Barros, com a versão em inglês dos textos presentes no livro.
Contém textos de Ricardo Ohtake, Charles Henri Favrod, Max Bill e Geraldo de Barros presentes na 1ª edição, acrescido de textos de Pietro Maria Bardi, Radhá Abramo, Paulo Herkenhoff, Eugen Comringer, Nelson Aguilar e Adon Peres.
Edição bilíngue em português e francês. Acompanha livreto com a tradução dos textos em inglês.