Capa do livro

Walter Firmo : no verbo do silêncio a síntese do grito

fotografias Walter Firmo ; organização Sergio Burgi

"Negro, [Walter] Firmo foi enviado inúmeras vezes por editores e chefes de redação a fotografar os grandes nomes da cultura negra brasileira, cuja visibilidade o racismo dominante tolerava, sobretudo na música ou no desporto. Firmo aproveitou todas essas oportunidades para construir um projeto de vida e de trabalho que induzisse, nas suas palavras, 'orgulho, altivez e dignidade aos negros brasileiros', [...] exemplificando no seu fazer uma peculiar teoria de fotografia, que soube construir enquanto crítica da noção de realidade e objetividade fotográficas, combatendo qualquer pretensão de uma neutralidade fotográfica num mundo onde tão pouco a neutralidade existe. Em cada fotografia, Firmo convida o espectador à 'reflexão imediata sobre a realidade exibida e sobre o próprio ato de fotografar', consciente de que 'o poder do olhar deve influenciar as pessoas porque o ato de fotografar tem que ser político, e não um mero acaso instantâneo'" João Fernandes (diretor artístico do IMS). 

(...) A publicação traz as obras do autor presentes na exposição, além de textos de autoria do próprio Firmo, de João Fernandes, diretor artístico do IMS, e dos curadores Sergio Burgi e Janaina Damaceno Gomes. O livro também traz uma entrevista do fotógrafo em conversa com os curadores e com o jornalista Nabor Jr., editor da revista O Melenick. Segundo Ato, além de uma cronologia do fotógrafo assinada por Andrea Wanderley.

(FONTE: site da editora)

Identificação
Título
Walter Firmo
Subtítulo
no verbo do silêncio a síntese do grito
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2022
Número de Páginas
256 p.
ISBN / ISSN
9786588251065
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Organização
Projeto Gráfico
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
21,5
Altura (cm)
26,5
Tiragem
1.500
Tipo de capa
Dura
Tipo de Papel
Eurobulk 135g/m2 Miolo
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de Conteúdo

Contém entrevista com o autor, realizada por Janaina Damaceno Gomes, Nabor Jr. e Sergio Burgi, e cronologia elaborada por Andrea Wanderley.

Notas de exposição

Catálogo de exposição homônima realizada no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, de 30 de abril a 11 de setembro de 2022.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
Acervo Consultado
A+
A-