Capa do livro

Desafios da imagem : fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais

"A linguagem visual, com suas múltiplas potencialidades, atrai um número cada vez maior de adeptos por suas características expressivas. E as ciências sociais também estão à procura de maneiras adequadas de utilizá-la eficientemente.

Nesta coletânea, os leitores encontrarão trabalhos que refletem sobre a imagem e a linguagem visual como instrumento de conhecimento. São textos de autoria de antropólogos, sociólogos e historiadores ligados a diferentes universidades brasileiras. Eles discorrem sobre a fotografia, a iconografia e o vídeo como meios de pesquisa, tratam dos acervos visuais e suas aplicações para a pesquisa científica e para a educação a distância, e também abordam a utilização do vídeo para apresentação dos resultados de pesquisa ou para intervenção político-cultural.

Este conjunto de reflexões expressa exatamente o título da coletânea — são desafios a ser enfrentados ou ponderados nas pesquisas que venham a inspirar. Sua diversidade representa a gama de possibilidades aberta por essa via de captação de conhecimentos, através da percepção, da simbolização e da comunicacão visuais."

(FONTE: a publicação)

A+
A-