Capa do livro

Fotografia contemporânea : entre o cinema, o vídeo e as novas mídias

O que distingue a fotografia contemporânea da fotografia produzida em outros momentos históricos? Antonio Fatorelli, pesquisador das imagens e das novas mídias, reconhece as formas híbridas como características do nosso tempo, "decorrentes do atual trânsito das imagens e entre as imagens, das assimilações, sobreposições e atravessamentos entre fotografia, cinema, vídeo e imagem digital". No cenário contemporâneo, o autor pondera que, no entanto, "essas novas dinâmicas não provocam uma mudança de paradigma ou uma revolução nos regimes estéticos".

Em seus doze ensaios, reunidos em três temas — "Mutações entre a imagem fixa e a imagem em movimento", "Reconfigurações das imagens" e "Imagem e afecção" — Fatorelli discute as alterações fomentadas pela tecnologia digital nos domínios do espectador e da imagem. Trata das relações complexas das imagens fixas e das imagens em movimento que transitam entre a fotografia, o cinema e o vídeo.

O livro conta com imagens de obras comentadas pelo autor e traz os endereços de sites onde vídeos e registros de instalações podem ser visualizados na web. O intuito é tornar a leitura interativa: enquanto se lê pode-se também vivenciar o impacto visual das imagens digitais em movimento."

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Fotografia contemporânea
Subtítulo
entre o cinema, o vídeo e as novas mídias
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2013
Número de Páginas
165 p.
ISBN / ISSN
9788574583334
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Design (Projeto Gráfico)
Forma Física
Largura (cm)
19
Altura (cm)
25
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
A+
A-