Capa do livro

Fotografia contemporânea : entre o cinema, o vídeo e as novas mídias

O que distingue a fotografia contemporânea da fotografia produzida em outros momentos históricos? Antonio Fatorelli, pesquisador das imagens e das novas mídias, reconhece as formas híbridas como características do nosso tempo, "decorrentes do atual trânsito das imagens e entre as imagens, das assimilações, sobreposições e atravessamentos entre fotografia, cinema, vídeo e imagem digital". No cenário contemporâneo, o autor pondera que, no entanto, "essas novas dinâmicas não provocam uma mudança de paradigma ou uma revolução nos regimes estéticos".

Em seus doze ensaios, reunidos em três temas — "Mutações entre a imagem fixa e a imagem em movimento", "Reconfigurações das imagens" e "Imagem e afecção" — Fatorelli discute as alterações fomentadas pela tecnologia digital nos domínios do espectador e da imagem. Trata das relações complexas das imagens fixas e das imagens em movimento que transitam entre a fotografia, o cinema e o vídeo.

O livro conta com imagens de obras comentadas pelo autor e traz os endereços de sites onde vídeos e registros de instalações podem ser visualizados na web. O intuito é tornar a leitura interativa: enquanto se lê pode-se também vivenciar o impacto visual das imagens digitais em movimento."

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Fotografia contemporânea
Subtítulo
entre o cinema, o vídeo e as novas mídias
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2013
Número de Páginas
165 p.
ISBN / ISSN
9788574583334
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Projeto Gráfico
Forma Física
Largura (cm)
19
Altura (cm)
25
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
A+
A-