Fotografia & história
texto Boris Kossoy
Fotografia e História tem sua gênese em trabalho anterior publicado ainda em 1980, no qual abordamos questões teóricas e metodológicas recorrentes em nossas investigações históricas. Tratava-se basicamente da busca de parâmetros para o estudo de questões centradas na compreensão das fotografias como fontes e na viabilidade de seu uso na pesquisa e interpretação históricas. Esse material deu origem ao opúsculo A fotografia como fonte histórica; introdução a pesquisa e interpretação das imagens do passado (Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1980).
Durante os anos que se seguiram fomos direcionando o foco sobre inúmeros outros elementos que apontavam para a necessária inter e multidisciplinaridade das abordagens. Desse amadurecimento em relação ao objeto resultou a primeira edição deste livro, em 1989. Fotografia & História é uma incursão teórica, interdisciplinar, que aborda as múltiplas relações entre o documento fotográfico e o complexo de informações do mundo visível que nele se acham inscritas e circunscritas. Buscou-se estabelecer um conjunto de princípios fundamentais que pudessem trazer mais luzes para um entendimento mais claro e direto acerca da natureza da fotografia em oposição às nebulosas e oblíquas abordagens que caracterizavam essa área do conhecimento. Era necessário compreender melhor sua gênese e trajetória, sua condição de objeto e imagem, sua natureza de fragmento e registro documental e expressivo, sua autonomia e realidade própria (uma segunda realidade), sua intrigante ambigüidade.
(FONTE: site do autor)
Parte da trilogia teórica de Boris Kossoy, iniciada com este título e sucedida por Realidades e ficções na trama fotográfica (1. ed.: 1999) e Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo (1. ed.: 2007), todos eles editados pela Ateliê Editorial.
Outras edições:
1. ed.: Ática, 1989
2. ed.: Ateliê Editorial, 2001
3. ed.: Ateliê Editorial, 2009
4. ed.: Ateliê Editorial, 2012
5. ed.: Ateliê Editorial, 2014