Brasil 500 anos : memórias portuguesas
fotografia e texto Marcelo Vigneron
Há dez anos, quando foi morar em Lisboa, o fotógrafo Marcelo Vigneron ficou surpreso com "o quanto de Brasil havia em Portugal". Ou seria "com o quanto de Portugal havia no Brasil"? Depois de três anos, Marcelo voltou ao Brasil com o olhar afiado e a vontade de registrar esses "pequenos Portugais tão brasileiros".
Vigneron passou pelas ex-capitais Salvador e Rio de Janeiro e por cidades consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, como Olinda, Ouro Preto e São Luís do Maranhão. As pequenas cidades do sul da Bahia, na chamada "costa do descobrimento", onde aportaram as embarcações de Cabral, e as famosas Tiradentes e São João Del Rey em, em Minas Gerais, também têm espaço garantido. Outra escala importante foi a simpática Paraty, o porto tropical por onde escoava o ouro e os diamantes no século 18.
Até São Paulo, símbolo do crescimento urbano descontrolado e indiferente ao patrimônio histórico, ganhou seu espaço por meio do registro das poucas casas bandeiristas que sobraram.
(FONTE: site da livraria Wook - texto adaptado)
Edição bilíngue em português e inglês.