Xikrin : uma coleção etnográfica
organização Fabíola Andréa Silva e Cesar Gordon ; fotografias Wagner Souza e Silva
Ao longo de trinta anos, Lux Boelitz Vidal formou uma extensa e completa coleção de artefatos da cultura Xikrin-Kayapó, também conhecida como Xikrin-Mebêngôkre. Hoje abrigada no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, essa coleção é o ponto de partida do livro, que mistura texto e imagem, com 122 fotografias de objetos cuidadosamente selecionados. O depoimento de Vidal, a primeira antropóloga a realizar uma etnografia completa sobre esse povo, abre o livro e retrata aspectos da cultura e história xikrin, a trajetória da própria coleção e a relação entre os índios e a pesquisadora. A seguir, sete textos abordam diferentes aspectos dessa sociedade indígena da Amazônia brasileira, explorando temas sociológicos e materiais, como por exemplo, a ciência por trás das cestarias. A edição, fartamente ilustrada, também traz um catálogo da coleção. (FONTE: site da editora)
Em relação à fotografia, contém o artigo Fotografias meramente ilustrativas (p. 263-268), de Wagner Souza e Silva, que também assina as fotografias da publicação.
Contém textos de José Luiz de Morais, Murillo Marx, Fabíola Andréa Silva, Cesar Fordon, Lux Vidal (entrevista), Isabelle Vidal Giannini, Francisco Simões Paes, Clarice Cohn, Lucas Bueno e Wagner Souza e Silva.