Latin America in construction : architecture 1955 - 1980
organização Barry Bergdoll, Carlos Eduardo Comas, Jorge Francisco Liernur e Patricio del Real
Em 1955, o Museu de Arte Moderna organizou a exposição "Latin American Architecture since 1945", uma pesquisa histórica sobre a arquitetura moderna na América Latina.
Publicado em conjunto com uma nova exposição que revisita a região no sexagésimo aniversário daquela importante exposição, "Latin America in Construction: Architecture 1955-1980" oferece uma aprofundada visão geral sobre as posições, debates e a criatividade arquitetônica, desde o México e Cuba até o Cone Sul, entre 1955 e o início dos anos 80.
Esta publicação apresenta uma riqueza de materiais originais nunca antes publicados, aqui reunidos para ilustrar um período de auto-questionamento, exploração e mudanças políticas complexas que viram o surgimento da noção de América Latina como um cenário de desenvolvimento.
Ricamente ilustrado com desenhos arquitetônicos, esboços vintage, além de fotografias comissionadas, o catálogo apresenta o trabalho de arquitetos que enfrentaram os desafios da modernização com soluções formais, urbanísticas e programáticas inovadoras. Hoje, quando a América Latina está novamente fornecendo uma arquitetura empolgante e desafiadora, a "Latin America in Construction" traz à luz esse período vital do pós-guerra.
(FONTE: site do MoMA-NY – tradução livre do inglês)
Catálogo da exposição homônima realizada em 2015 no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).