Dead water

concepção e fotografias Marilene Ribeiro [et al.]

Água Morta propõe uma alternativa crítica para a relação de poder entre fotógrafo e seus fotografados, principalmente no viés da fotografia ‘documental’. Trata-se também de um trabalho que visa comunicar a política das imagens, compreensões sobre desenvolvimento e a agenda global para as mudanças climáticas.

Água Morta é um projeto que desenvolvi em colaboração com as famílias ribeirinhas atingidas por empreendimentos hidrelétricos em diferentes regiões e tempos no Brasil. Trabalhando juntos, os atingidos por essas hidrelétricas (meus co-autores, neste trabalho) e eu (a fotógrafa) produzimos retratos deles próprios e investigamos a imaterialidade das perdas acarretadas pelo barramento dos rios como um contra-ponto à percepção da hidreletricidade como energia limpa e sustentável que promove o desenvolvimento e combate o aquecimento global. Famílias afetadas pelas obras das usinas hidrelétricas Sobradinho (na Bahia), Belo Monte (no Pará), Garabi e Panambi (no Rio Grande do Sul) são convidadas por mim a me dirigir na execução de um retrato de si próprias, fornecendo informações sobre seu imaginário, sobre como desejam ser vistas pelas pessoas que observarão suas fotografias e, principalmente, sobre o significado das mudanças vivenciadas com a hidrelétrica.

(FONTE: a autora)


Identificação
Título
Dead water
Titulo equivalente
Água morta
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2018
Número de Páginas
396 p.
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Projeto Gráfico
Forma Física
Largura (cm)
20
Altura (cm)
25,5
Tipo de capa
Dura
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

Publicação composta por um volume de 396 páginas com cadernos costurados à mão, contendo um booklet costurado no miolo e um panfleto.

Publicação desenvolvida por Marilene Ribeiro em colaboração com os participantes do projeto.

Notas de Conteúdo

Contém entrevistas com os retratados participantes do projeto.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-