Vitrines e fachadas : dois ensaios paulistanos de Dulce Soares
fotografias Dulce Soares ; curadoria da exposição Valentina Tong
Em 1977, Dulce Soares foi encarregada de fotografar o bairro da Barra Funda como parte de um projeto de documentação da cidade. Realizadas em um período de quase um ano, estas imagens resultaram no ensaio Esquinas, fachadas e interiores. Nesse trabalho, Dulce pôs em prática um método de fotografar baseado na repetição e na alternância. Ao destacar elementos tipológicos na paisagem do bairro e organizá-los em séries, a fotógrafa permite compará-los, enfatiza suas particularidades e os apresenta como parte de um contexto. A compreensão da paisagem é ampliada ainda pela alternância entre planos abertos e detalhes, fachadas e interiores.
Depois de concluir o trabalho da Barra Funda, Dulce deparou-se com a rua São Caetano, via que concentra o comércio de vestidos de noiva na região central de São Paulo. No ensaio Vestidos de noiva, a fotógrafa usa novamente a repetição e a alternância para fotografar as vitrines e os interiores, mulheres e manequins, ateliês de costura e provadores. Ao se aproximar desse universo, ela documentou o sistema de produção dos vestidos de noiva, ao mesmo tempo em que propôs uma reflexão sobre a relação da mulher com o sonho do casamento.
(FONTE: site da editora - texto adaptado)
Catálogo de exposição homônima realizada no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, de 30 de julho a 20 de novembro de 2016, e também no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas, de 3 de dezembro de 2016 a 2 de abril de 2017.