Capa do livro

Restinga

edição Susana Gastal ; textos Marion Kruse Nunes ; fotografias Leopoldo Plentz

Quando assumimos a Secretaria Municipal da Cultura, em 1989, a Coordenação de Memória Cultural programou o projeto Memória dos Bairros, como integrante da proposta de descentralização cultural. Propositadamente optamos por esta designação ao projeto, contrapondo-o a idêntica proposta desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo, na segunda metade dos anos 80. Lá, publicaram-se monografias premiadas em concurso. Iniciativa meritória, diga-se de passagem, só que mostrando uma visão unilateral, passível de contestação apenas de parte daqueles que se dedicaram a estudar profundamente tais bairros ou que vivenciaram e/ou vivenciam a realidade dos mesmos. 

Nossa proposta difere ao incluir o próprio morador do bairro, tornando-o sujeito da sua história. Através de metodologia de pesquisa oral, entrevistador e entrevistado unem suas forças para resgatar o passado, para compreender o presente e para projetar o futuro. (...)

Fruto desta experiência pioneira, nasce este primeiro depoimento, de autoria da professora Marion Nunes, coordenadora do projeto, que como não poderia deixar de ser, é contundente, emocionado e enriquecido pelas fotografias de José Leopoldo Plentz. (...) – LUIZ PAULO DE PILLA VARES

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Restinga
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
1990
Número da Edição
2. ed.
Número de Páginas
23 p.
Idioma
Publicação Seriada
Série
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Outros
Forma Física
Largura (cm)
20,5
Altura (cm)
20
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Canoa com grampos
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
Acervo Consultado
A+
A-