Capa do livro

Todos somos um

curadoria da exposição José Luiz Hernández Alfonso

[Catálogo da exposição que reuniu] mais de cem obras – entre pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações – sobre a discriminação, suas conseqüências e formas de combatê-la. (...)

A exposição partiu do lema “É Criminoso Discriminar” e está dividida em cinco blocos. O primeiro conjunto de obras mostra o processo de construção da identidade individual e seu reflexo na identidade coletiva. O segundo bloco retrata a identidade coletiva de grupos histórica e socialmente marginalizados, com quadros e esculturas que fogem da estética considerada padrão, traduzem o cotidiano de índios, negros, homossexuais, entre outros, e incluem elementos da rua e linguagens urbanas.

Para o terceiro e quarto blocos, foram selecionados trabalhos sobre o preconceito e a principal conseqüência da discriminação: a violência. Os visitantes poderão conferir obras que retratam a violência contra a mulher, o cotidiano de pessoas com deficiência, a exclusão de pobres, de portadores do HIV e o cotidiano de crianças moradoras de rua. No último bloco, os trabalhos celebram a solidariedade, o sincretismo, a miscigenação, mostrando as inúmeras possibilidades de convivência entre pessoas de origens diversas. (...)

(FONTE: site da Escola Superior do Ministério Público da União, 08 de setembro de 2008)

Identificação
Título
Todos somos um
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2008
Número de Páginas
108 p.
ISBN / ISSN
9788598864273
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Projeto Gráfico
Outros
Forma Física
Largura (cm)
23
Altura (cm)
28
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de Conteúdo

Contém textos adicionais de Celita Procopio de Carvalho, Antonio Fernando Barros e Silva de Souza e Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

Contém obras de Anna Bella Geiger, Brígida Baltar, Cláudia Camposs, Cris Bierrenbach, Dora Longo Bahia, Fernando Carpaneda, Gil Vicente, Gilberto Vançan, Laura Rodríguez, Lázaro Moura, Lenora de Barros, Marcela Tiboni, Nicholas Petros, Waldemir Americo Orlandeli, Ricardo Ferraz, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Sergio Niculitcheff, Siron Franco, Vitor Mizael, Wilson Freire e Wilson Tafner.

Notas de exposição

Catálogo de exposição homônima, realizada na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília, de 4 de setembro a 12 de outubro de 2008.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
Acervo Consultado
A+
A-