O Xingu dos Villas Bôas
organização Cristina Müller, Luiz Octavio Lima e Moisés Rabinovici
Esta obra é uma edição do material contido no site O Xingu dos Villas Bôas, criado pelo Portal Estadão (www.estadao.com.br/villasboas). No livro, está contada a saga dos irmãos que, em 1943, assumiram o comando da Expedição Roncador-Xingu, desbravando de forma pacifica o Brasil Central e revelando ao país e ao mundo a face de povos indígenas até então desconhecidos.
Para a realização do projeto, o sertanista Orlando Villas Bôas juntou seus arquivos aos da Agência Estado, e garantiu a participação generosa de amigos e admiradores. O resultado foi a reunião de cerca de 300 imagens, muitas delas inéditas, depoimentos exclusivos e perfis de todas as tribos que habitam o Parque do Xingu e a afirmação de que o sonho dos irmãos - de preservar a cultura desses povos e o próprio meio ambiente na região - não foi em vão.
(FONTE: a publicação)
Contém textos de: Adrian Cowell, Antonio Callado, Antonio Houaiss, Darcy Ribeiro, Jorge Ferreira, Lúcia Helena de Camargo, Murillo Villela, Orlando Villas Bôas, Orlando Villas Bôas Filho, Rachel de Queiroz, Ulisses Capozoli, Valdir Sanches.
Contém fotografias de: Arquivo Agenda Estado, Arquivo Murillo Villela, Arquivo Orlando Vilias Bôas, Ed Ferreira, Epitácio Pessoa, Henri Ballot, Humberto Pradera, Jean Manzon, Jesco Von Puttkamer, Editora Cultura, José Pinto, Maureen Bisilliat, Noel Vilas Bôas, Pedro Martinelli, Renato Soares, Revista O Cruzeiro, Walde-Mar de Andrade e Silva.