Photography and writing in Latin America : double exposures
edição Marcy E. Schwartz e Mary Beth Tierney-Tello
A fotografia chegou à América Latina no início de seu desenvolvimento tecnológico e provou ser uma ferramenta essencial para documentar os espaços físicos da região e os encontros entre culturas variadas. Numerosos europeus experimentaram o novo meio enquanto viajavam pela América Latina. Este é o primeiro livro a documentar a extensa colaboração entre escritores e fotógrafos da América Latina desde a Revolução Mexicana até o século XX.
Dividida em quatro partes, a primeira seção inclui ensaios que analisam os diversos papéis da fotografia no contexto da violência latino-americana. A segunda seção discute como os projetos colaborativos redefiniram as concepções do espaço urbano na América Latina, incluindo a explosão urbana na Cidade do México. A seção três explora a integração de imagens fotográficas em romances, ensaios e várias formas de prosa. A seção quatro oferece entrevistas exclusivas com os participantes em trabalhos colaborativos, incluindo os fotógrafos Sara Facio e Sebastião Salgado, bem como as críticas culturais. – AMAZON
(FONTE: site da biblioteca do IMS Paulista - tradução livre)
Contém textos de Marcy E. Schwartz, Mary Beth Tierny-Tello, John Mraz, Elissa J. Rashkin, Janis Breckenridge, Esther Gabara, Dan Russek, Leo Cabranes-Grant, Magdalena Perkowska-Álvarez, Amanda Hopkinson (entrevistando Sebastião Salgado), Dan Russek (entrevistando Elena Poniatowska), Jorge Schwartz (entrevistando Sara Facio) e Idelber Avelar (entrevistando Nelly Richard).