Pela superfície das páginas
curadoria Julio Martins
"Pela superfície das páginas... " se apresenta como um desdobramento da exposição "Through the surface of the pages ...", realizada em 2012 na Universidade de Harvard, em Cambridge, MA (EUA), com a curadoria do mineiro Júlio Martins. [A versão brasileira da exposição também se apoia] no estímulo ao trabalho de curadoria de Júlio Martins que são os livros de artista, livros-objeto que extrapolam a função e o conceito tradicional de um livro e se assumem como peças de arte. As obras se caracterizam como suporte de representação da ideia do artista e possibilitam a aproximação tátil e visual com a criação. Além da exibição de um conjunto de livros de artista, a exposição reúne, também, obras em fotografia, desenho, objeto, vídeo e áudio, numa compreensão ampliada da página em relação à sua função primária.
O ineditismo da exposição permite a exibição de um mapeamento dos diferentes tratamentos e concepções que artistas de todo o país constroem em torno da página, questão emergente no cenário da arte brasileira contemporânea. Mais do que um espaço para se escrever sobre arte, a página como plataforma tem se mostrado uma instância significante e muito recorrente na produção artística brasileira.
(FONTE: site Fashion Tour Brasil / site da biblioteca IMS Paulista)
Catálogo da exposição homônima realizada no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça do Tribunal de Contas da União, em Brasília, de 25 de junho a 13 de agosto de 2014.