Lygia Pape : espaço imantado
obras Lygia Pape ; curadoria Manuel J. Borjas-Villel e Teresa Velázquez
Espaço Imantado reúne cerca de 200 obras, entre pinturas, relevos, xilogravuras, ações performáticas – mostradas por meio de objetos, vídeos e fotografias –, produção cinematográfica, cartazes de filmes, poemas, colagens e documentos. A mostra exibe suas peças mais conhecidas, como Tecelares (1957) e Livros, e outras experiências menos difundidas, como os Ballets Neoconcretos e sua produção cinematográfica, mais precisamente, a seleção de filmes experimentais que será exibida pela primeira vez em conjunto. Além disso, também serão apresentadas obras de experiências coletivas que sobreviveram por meio de documentos visuais.
(FONTE: Pinacoteca do Estado de São Paulo)
Contém textos de Marcelo Mattos Araújo, Manuel J. Boria Villei, Teresa Velázquez, Paulo Herkenhoff, Luiz Camillo Osório, Paulo Venancio Filho, Guy Brett, Lauro Cavalcanti e Ivana Bentes.
Publicado por ocasião da exposição homônima realizada no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri (Espanha), de 24 de maio a 03 de outubro de 2011; na Serpentine Gallery, em Londres (Inglaterra), de 7 de dezembro de 2011 a 19 de fevereiro de 2012 e na Estação Pinacoteca, em São Paulo, de 17 de março a 13 de maio de 2012.