Imagens resolutivas
organização Bruno Vilela e Guilherme Cunha
Diante da Pandemia da COVID-19, o FIFBH se propôs a reinventar seus modos de produção e conexão com o público. Com os espaços de exposição institucionais fechados, não seria possível realizar a mostra dos trabalhos selecionados pelo FIF de forma presencial. Decidimos então realizar uma exposição móvel em formato de publicação com tiragem de 500 unidades enviada por correio para as pessoas que se inscreveram pelo site.
A publicação/exposição conta com a participação de cerca de 40 artistas selecionados em uma convocatória internacional que recebeu 1750 inscrições de 70 países. A mostra móvel contem 100 imagens dos trabalhos que compõem da 4ª edição do FIFBH. Nesta edição o festival explora o conceito de Imagens Resolutivas que buscou trabalhos e pesquisas que propõem soluções e saídas poéticas para abordar os problemas e conflitos que vivenciamos no nosso cotidiano. As variadas abordagens, elaboradas sob diferentes perspectivas e contextos, figura uma realidade que vale ser enfrentada com resolutividade, imaginação e poesia, abrindo espaço para que diferentes modos de vida e pensamento possam coexistir, se encontrar e colaborar entre si.
(FONTE: os organizadores)
Publicação concebida originalmente como exposição fotográfica móvel para a 4ª edição do FIF-BH, realizada virtualmente em 2020. Com a melhora nos índices da pandemia de Covid-19 em meados de 2021, e com a consequente abertura dos espaços expositivos em Minas Gerais, a exposição física foi montada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, entre os dias 08 de julho e 12 de setembro de 2021.