Capa do livro

A imagem-câmera

texto Fernão Pessoa Ramos

Esse livro pretende pensar o campo cinematográfico centrando-se na flexão que a mediação da máquina câmera impõe à sua imagem. A exposição é desenvolvida a partir de três conceitos básicos: o sujeito que sustenta a câmera na tomada, as potencialidades reflexas da fôrma câmera e a fruição do espectador, conforme lançada e rebatida da tomada. O texto inspira-se em metodologia fenomenológica e, no capítulo inicial, apresenta um panorama sobre o primeiro pensamento de cinema que nela se baseou. No segundo e no terceiro capítulos, o autor desenvolve os conceitos de sujeito-da-câmera e de circunstância da tomada, utilizados para caracterizar a aparência reflexa das figuras que compõem a imagem-câmera.

Obra que dialoga com o horizonte da teoria do cinema, é destinada a pesquisadores e cinéfilos que procuram pensar a sétima arte desde um horizonte conceitual mais denso. Explorando e polemizando com diversas tendências que marcaram o pensamento sobre cinema no século XX, busca inspiração para analisar formas cinematográficas contemporâneas.

(FONTE: a editora)


Identificação
Título
A imagem-câmera
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2012
Número de Páginas
320 p.
ISBN / ISSN
9788530809584
Idioma
Publicação Seriada
Série
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
23
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Gerais
Áreas de Conhecimento
Referências Externas
URL
A+
A-