Desfazer o espaço

Gordon Matta-Clark desenvolveu seu projeto de desfazer os espaços da arquitetura moderna encenando intervenções metafóricas em edifícios abandonados ou condenados com o intuito de questionar a autonomia e a lógica econômica pós-1950 nas quais os edifícios foram rapidamente lançados em detrimento de sua função pública. O artista, através desses projetos, apontou para o desaparecimento de capítulos não documentados da memória coletiva e, conseqüentemente, da história e da vida desses lugares.

De 1971 a 1978, Matta-Clark realizadou cortes estruturais e retirou elementos de tijolos e argamassa, pisos e fachadas de casas e edifícios em Santiago, Nova Jersey, Nova York, Niagara, Gênova, Milão, Paris, Antuérpia e Chicago. O processo foi registrado em fotografias e em filme e vídeo (....) Elas agora pertencem a um corpo de trabalho ainda mais amplo do artista, que também se ramificou em experiências culinárias, estudos alquímicos, dança, performance, desenho e fotografia.

(FONTE: site do MAM-SP)

Identificação
Título
Desfazer o espaço
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2010
Número de Páginas
236 p.
ISBN / ISSN
978858687429
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Projeto Gráfico
Impressão
Outros
Forma Física
Largura (cm)
21
Altura (cm)
30
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Cadernos costurados com espinha aparente
Extra externo
Luva
Conteúdos
Notas de Conteúdo

Contém apresentação de Natalia Majluf, Milú Vilela e Lauro Cavalcanti e textos de Gabriela Rangel, Gwendolyn Owens, Jane Crawford, Justo Pastor Mellado, Lisette Lagnado, Tatiana Cuevas e Gordon Matta-Clark.

Notas de exposição

Publicado por ocasião da exposição homônima realizada no Museo Nacional de Bellas Artes, em Santiago (Chile) de novembro de 2009 a janeiro de 2010; no Museu de Arte Moderna - MAM, em São Paulo, de fevereiro a abril de 2010; no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de maio a julho de 2010 e Museo de Arte de Lima - MALI, de agosto a outubro de 2010.

Notas de idioma

Edição bilíngue em português e inglês.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
Acervo Consultado
A+
A-