Desfazer o espaço
obras Gordon Matta-Clark ; curadoria Gabriela Rangel e Tatiana Cuevas
Gordon Matta-Clark desenvolveu seu projeto de desfazer os espaços da arquitetura moderna encenando intervenções metafóricas em edifícios abandonados ou condenados com o intuito de questionar a autonomia e a lógica econômica pós-1950 nas quais os edifícios foram rapidamente lançados em detrimento de sua função pública. O artista, através desses projetos, apontou para o desaparecimento de capítulos não documentados da memória coletiva e, conseqüentemente, da história e da vida desses lugares.
De 1971 a 1978, Matta-Clark realizadou cortes estruturais e retirou elementos de tijolos e argamassa, pisos e fachadas de casas e edifícios em Santiago, Nova Jersey, Nova York, Niagara, Gênova, Milão, Paris, Antuérpia e Chicago. O processo foi registrado em fotografias e em filme e vídeo (....) Elas agora pertencem a um corpo de trabalho ainda mais amplo do artista, que também se ramificou em experiências culinárias, estudos alquímicos, dança, performance, desenho e fotografia.
(FONTE: site do MAM-SP)
Contém apresentação de Natalia Majluf, Milú Vilela e Lauro Cavalcanti e textos de Gabriela Rangel, Gwendolyn Owens, Jane Crawford, Justo Pastor Mellado, Lisette Lagnado, Tatiana Cuevas e Gordon Matta-Clark.
Publicado por ocasião da exposição homônima realizada no Museo Nacional de Bellas Artes, em Santiago (Chile) de novembro de 2009 a janeiro de 2010; no Museu de Arte Moderna - MAM, em São Paulo, de fevereiro a abril de 2010; no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, de maio a julho de 2010 e Museo de Arte de Lima - MALI, de agosto a outubro de 2010.
Edição bilíngue em português e inglês.