Casas do Brasil 2008 : a casa xinguana
fotografias Milton Guran ; texto Carlos Fausto
A terceira edição de Casas do Brasil, projeto implantado pelo MCB em 2006 que tem por objetivo criar um inventário das diversas formas de morar no Brasil, possui textos de Carlos Fausto, antropólogo dedicado ao estudo dos Kamayurá, apresenta na mostra a dimensão histórica da ocupação do território brasileiro pré-descobrimento, cuja organização espacial é praticada até os dias de hoje no Alto Xingu.
Com fotos de Milton Guran, a mostra apresentou a habitação tradicional dos povos indígenas do Parque Nacional do Xingu, sua arquitetura, uso cotidiano, função social e dimensão simbólica. Clicadas pelo fotógrafo e antropólogo em diversas estadas entre 1978 e 1984, as imagens constituem importante documentação, pois apresentam aspectos tradicionais xinguanos, especialmente das aldeias Kamayurá e Kuikuro, em práticas anteriores a uma maior aproximação com a cultura nacional. Tomam a casa como referência em diversos rituais, como o Quarup e o Jogo do Javari, relatando a contribuição na formação da diversidade brasileira.
(FONTE: site do Museu da Casa Brasileira)
Catálogo da exposição homônima, realizada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, entre 26 de julho e 14 de setembro de 2008.
Edição bilíngue em português e inglês.