Uoni-Uoni : conta a sua história

fotografias e texto Mario Baldi

Nos anos 1940, Mario Baldi começou a trabalhar em um livro que contaria suas aventuras entre os índios Carajá. Ele havia visitado esses índios em 1936 e 1938, tinha tomado notas das suas observações e feito muitas fotografias. Essas experiências foram narradas na imprensa brasileira e europeia, mas o fotojornalista austríaco desejava registrá-las numa contribuição literária. Os originais do livro foram feitos em alemão, sua língua nativa, mas a primeira versão foi publicada em português pela editora Melhoramentos, em 1950, com o título Uoni-Uoni conta sua história.

(...) Como uma produção de um fotojornalista, Uoni-Uoni apresenta um conteúdo visual interessante, uma construção de palavras e imagens que se relacionam de forma específica, inovadora e provocativa. O livro é endereçado ao público jovem, ao qual era natural apresentar aspectos da formação nacional brasileira de forma leve e direta (...).

(FONTE: LOPES, Marcos de Brum. Indiologia brasileira: literatura, fotografia e alteridade cultural na obra do austríaco Mario Baldi. Pandaemonium, São Paulo, v. 18, n. 26, Dez./2015, p. 72-103)

Identificação
Título
Uoni-Uoni
Subtítulo
conta a sua história
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
[1950]
Número de Páginas
102 p.
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
24
Tipo de capa
Dura
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
A+
A-