Nynhã Aba
concepção, textos e fotografias Ângela Berlinde
"Coração de Índio” (ou, em tupi guarani, “Nynhã Aba”), é um livro de artista criado por Ângela Berlinde no âmbito do seu processo de investigação sobre as comunidades indígenas e caboclas do Nordeste do Brasil. Esta história é contada através de representações simbólicas dos acontecimentos, das lendas e cenas da história indígena, imaginada e re-inventada, expressa nos contos e fábulas que permeiam o universo indígena que é afinal uma cultura cabocla, infinitamente rica e reinventada.
A publicação é composta por um núcleo principal de imagens, fotografias e desenhos abrigados em uma caixa forrada com tecido de “chita”, um tecido de algodão com estampas de cores garridas, popularmente usado pelas famílias brasileiras do Nordeste do Brasil. A caixa traz parte da coleção da artista de retratos pintados, recolhidos ao longo de mais de uma década. A artista selecciona as fotopinturas mais significativas, com destaque para os momentos nucleares da vida familiar, sobretudo os seus rituais de passagem, como o casamento, o nascimento e a morte.
Para além da coleção de retratos pintados, a caixa integra ainda uma exposição de “bolso” constituída por oito cartazes de serigrafia que representam o desdobramento do livro de artista, através de uma composição gráfica de retratos combinados com frases em tupi, sobre os mitos e histórias ancestrais indígenas. São ainda complementares a este livro-objeto, dois breves documentários que testemunham o percurso percorrido dando a conhecer, quer o trabalho das oficinas com as crianças indígenas, quer a realidade nordestina, com a íntima presença dos retratos pintados.
(FONTE: a autora)
Publicação composta por uma caixa, contendo um caderno de 110 páginas costurado à mão, em cujo interior encontra-se um molesquine de 8x12 cm de 17 paginas e um envelope contendo 10 fotografias soltas. A caixa traz também um livreto de texto de 10 páginas grampeadas, 60 fotografias soltas em tamanhos diversos e um livreto anexo de 22,5x16 cm, contendo oito cartazes de 30x43 cm impressos em serigrafia.