Nynhã Aba

concepção, textos e fotografias Ângela Berlinde

"Coração de Índio” (ou, em tupi guarani, “Nynhã Aba”), é um livro de artista criado por Ângela Berlinde no âmbito do seu processo de investigação sobre as comunidades indígenas e caboclas do Nordeste do Brasil. Esta história é contada através de representações simbólicas dos acontecimentos, das lendas e cenas da história indígena, imaginada e re-inventada, expressa nos contos e fábulas que permeiam o universo indígena que é afinal uma cultura cabocla, infinitamente rica e reinventada.

A publicação é composta por um núcleo principal de imagens, fotografias e desenhos abrigados em uma caixa forrada com tecido de “chita”, um tecido de algodão com estampas de cores garridas, popularmente usado pelas famílias brasileiras do Nordeste do Brasil. A caixa traz parte da coleção da artista de retratos pintados, recolhidos ao longo de mais de uma década. A artista selecciona as fotopinturas mais significativas, com destaque para os momentos nucleares da vida familiar, sobretudo os seus rituais de passagem, como o casamento, o nascimento e a morte.

Para além da coleção de retratos pintados, a caixa integra ainda uma exposição de “bolso” constituída por oito cartazes de serigrafia que representam o desdobramento do livro de artista, através de uma composição gráfica de retratos combinados com frases em tupi, sobre os mitos e histórias ancestrais indígenas. São ainda complementares a este livro-objeto, dois breves documentários que testemunham o percurso percorrido dando a conhecer, quer o trabalho das oficinas com as crianças indígenas, quer a realidade nordestina, com a íntima presença dos retratos pintados. 

(FONTE: a autora)


Identificação
Título
Nynhã Aba
Titulo equivalente
Coração de índio
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2015
Número de Páginas
1 vol. não paginado
ISBN / ISSN
97898889906305
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Projeto Gráfico
Forma Física
Largura (cm)
19,5
Altura (cm)
25
Tiragem
10
Tipo de capa
Dura
Tipo de impressão
Jato de tinta Offset digital Silkscreen / Serigrafia
Tipo de encadernação
Canoa com costura Folhas soltas
Extra externo
Caixa
Conteúdos
Notas gerais

Publicação composta por uma caixa, contendo um caderno de 110 páginas costurado à mão, em cujo interior encontra-se um molesquine de 8x12 cm de 17 paginas e um envelope contendo 10 fotografias soltas. A caixa traz também um livreto de texto de 10 páginas grampeadas, 60 fotografias soltas em tamanhos diversos e um livreto anexo de 22,5x16 cm, contendo oito cartazes de 30x43 cm impressos em serigrafia.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-