Capa do livro

O flâneur e as ruas : fotógrafos e seus dispositivos na captura do acaso

texto Luis Fernando Frandoloso

O flâneur e as ruas propõe um passeio pelas ruas na companhia de fotógrafos que fizeram uso desse espaço como fonte inspiradora para o registro de imagens e que incorporaram em seus trabalhos um elemento recorrente: o acaso.

(...) a obra aborda as mudanças tecnológicas nos dispositivos fotográficos e aponta em que medida elas implicam na reconfiguração das práticas e processos para a captura de imagens provenientes da paisagem urbana.

Para enriquecer a discussão acerca do uso dos dispositivos fotográficos nesse contexto, o livro apoia-se na figura do flâneur para, por intermédio desse personagem curioso e fascinante citado na obra do poeta francês Charles Baudelaire e nos estudos do alemão Walter Benjamin, refletir sobre como o cenário das cidades e das ruas interfere na conduta do fotógrafo, implicando em diferentes maneiras de se deslocar e, consequentemente, de olhar e registrar a paisagem urbana.

A partir da compreensão da evolução dos dispositivos, das diferentes maneiras de caminhar pelas cidades e da relação entre o flâneur e o fotógrafo de rua, esta pesquisa desdobra-se em possíveis articulações e experiências que tais relações suscitam. Cada capítulo aborda o acaso na produção de quatro fotógrafos selecionados: Henri Cartier-Bresson, Bruce Gilden, Vivian Maier e o brasileiro Pedro Garcia, que usa o codinome de Cartiê-Bressão.

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
O flâneur e as ruas
Subtítulo
fotógrafos e seus dispositivos na captura do acaso
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2017
Número de Páginas
319 p.
ISBN / ISSN
9788547302276
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Forma Física
Largura (cm)
15
Altura (cm)
21
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-