Introvisão
fotografias Klaus Mitteldorf
Introvisão é o novo ensaio de Klaus Mitteldorf, que tem a coragem de utilizar sua experiência com a fotografia para, a partir de suas próprias vivências e necessidade de expressão, criar um conjunto vibrante de imagens que discute a diversidade visual contemporânea. Ele trilha esse seu novo percurso sem abandonar a experiência adquirida na fotografia utilitária e torna transparente seu atual compromisso com a imagem propriamente dita, privilegiando neste trabalho as múltiplas vertentes em que se destacou - a presença da água, a cor exuberante, o corpo em movimento. (...)
Neste trabalho Mitteldorf procura desgarrar-se da fotografia realista produzida nos seus primeiros ensaios e procura libertar-se das amarras e das convenções estabelecidas pelos cânones fotográficos. Neste novo momento, sua investigação é cuidadosa e incessante, em direção ao imponderável, que impulsiona seu olhar para os diferentes tipos de prismas, na expectativa de encontrar uma imagem compreensível que possibilite perceber e explorar o potencial inovador da luz que determina a produção da imagem. – RUBENS FERNANDES JUNIOR
(FONTE: a publicação)
Publicado por ocasião da exposição realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 12 de setembro a 15 de outubro de 2006.