Capa do livro

A fotografia como ruína

texto Elane Abreu de Oliveira

Ao questionar como a fotografia se relaciona com o tempo e a memória e qual sua relação com o conceito de ruína, a autora encontrou no pensamento do filósofo Walter Benjamin bem mais que uma referência. 

Com o auxílio de comentadores e estudiosos do filósofo, Abreu se apropria de sua forma de pensar dialética e imagética a fim de entrever reflexões acerca dessa temática aparentemente tão árdua e filosófica. O mergulho na obra enigmática do autor alemão nos introduz nas próprias ruínas de seu pensamento. Em certo momento, não conseguimos distinguir se se trata de um texto fotográfico sobre Benjamin ou se, ao contrário, um texto benjaminiano sobre fotografia.

As fotografias, elas mesmas, começam a aparecer nas imagens de Eugène Atget, Christian Boltanski e Rosângela Rennó. É então que teóricos da fotografia e historiadores surgem para discutir os duplos que interessam por sua dialética à autora: passado/presente, morte/vida, presença/ausência, aparência/ ocultação, congelamento/mobilidade, verdade/ mentira e lembrança/ esquecimento. – NINA VELASCO E CRUZ

(FONTE: a publicação)


Identificação
Título
A fotografia como ruína
Tipo de publicação
Cidade de edição
Estado de edição
País de edição
Editora
Ano de publicação
2010
Número de páginas
158 p.
ISBN / ISSN
9788573158328
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (texto principal)
Autoria (outros textos)
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
22
Tipo de capa
Flexível
Tipo de papel
Offset 75g/m2 Miolo Triplex 250g/m2 Capa
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos fotográficos
Assuntos gerais
A+
A-