Poses e trejeitos : a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889)
texto Maria Inez Turazzi
Ao investigar o papel exercido pelas grandes exposições características do período [oitocentista] para a divulgação da fotografia, Maria Inez Turazzi iluminou um aspecto essencial: de que forma o público tinha acesso à produção fotográfica numa época anterior ao advento da fotografia na imprensa — ainda hoje o mais eficaz instrumento de divulgação da fotografia no país, em virtude da fragilidade dos demais canais de difusão, como as exposições e os livros, por exemplo. (...)
O mais interessante, no entanto, é que Maria Inez Turazzi não se limitou a enfocar as exposições nacionais, englobando também a participação dos brasileiros, e dos estrangeiros aqui radicados, nas exposições internacionais, tendo o cuidado de detalhar minuciosamente os trabalhos enviados por cada autor e as eventuais premiações por eles recebidas. Ao sistematizar pela primeira vez estas informações, ela nos prestou um serviço inestimável, permitindo-nos aferir enfim qual foi a real penetração da fotografia brasileira no exterior durante o século XIX, e quais foram os autores que efetivamente mereceram consagração internacional ainda em vida. – PEDRO VASQUEZ
(FONTE: a publicação)