O Éden desejado e querido : história, fotografia e educação no Espírito Santo durante a Primeira República
Cíntia Moreira da Costa
Ao usar luzes e sombras, a fotografia permite ao historiador ampliar as luzes sobre um fato e diminuir as sombras sobre o mesmo. Essa análise sobre o significado e importância da fotografia encontra-se muito bem colocada por Cíntia Moreira da Costa na primeira parte de seu trabalho, que será muito instrutiva ao leitor para compreensão do livro e para outras incursões pelo mundo das imagens.
Voltando ao personagem Jeronymo Monteiro, para além de sua importância no cenário político e educacional do Espírito Santo e do país, do conteúdo de seu relatório final de governo (1908 - 1912), inclusive para a educação, dissecado em seus diferentes aspectos pela autora, devemos atentar para o importante e especial legado que deixou para a análise histórica: as fotografias. (...)
As ‘escritas de luz’ juntadas ao relatório do governador poderão ser desfrutadas pelo leitor no presente livro, com a vantagem de contar também com o competente diálogo promovido pela autora entre as fotos, o contexto político e a história da educação do Espírito Santo, resultando num exercício artístico-acadêmico de grande densidade. (...)
(FONTE: a publicação)