Capa do livro

O Éden desejado e querido : história, fotografia e educação no Espírito Santo durante a Primeira República

Ao usar luzes e sombras, a fotografia permite ao historiador ampliar as luzes sobre um fato e diminuir as sombras sobre o mesmo. Essa análise sobre o significado e importância da fotografia encontra-se muito bem colocada por Cíntia Moreira da Costa na primeira parte de seu trabalho, que será muito instrutiva ao leitor para compreensão do livro e para outras incursões pelo mundo das imagens.

Voltando ao personagem Jeronymo Monteiro, para além de sua importância no cenário político e educacional do Espírito Santo e do país, do conteúdo de seu relatório final de governo (1908 - 1912), inclusive para a educação, dissecado em seus diferentes aspectos pela autora, devemos atentar para o importante e especial legado que deixou para a análise histórica: as fotografias. (...)

As ‘escritas de luz’ juntadas ao relatório do governador poderão ser desfrutadas pelo leitor no presente livro, com a vantagem de contar também com o competente diálogo promovido pela autora entre as fotos, o contexto político e a história da educação do Espírito Santo, resultando num exercício artístico-acadêmico de grande densidade. (...)

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
O Éden desejado e querido
Subtítulo
história, fotografia e educação no Espírito Santo durante a Primeira República
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2019
Número de Páginas
226 p.
ISBN / ISSN
9788594353436
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Projeto Gráfico
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
14
Altura (cm)
20
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-