Nova fotografia 2016
coordenação editorial Cristiane B. Futagawa
A jovem produção em fotografia é o foco deste programa, que chega a sua quinta edição em 2016. O Nova Fotografia seleciona anualmente seis projetos, por meio de convocatória, para ser expostos, individualmente, ao longo do ano.
A multiplicidade de olhares é marcante ao percorrer as exposições. O coletivo selvaSP abriu o calendário com cliques de quem circula e se arrisca pela noite de uma grande metrópole como São Paulo no ensaio Selvageria. A presença do acaso na linguagem fotográfica, em imagens documentais e de cunho artístico captadas no cotidiano de Camila Picolo, é o mote da série Acasos /p/reparados. Lembranças e vestígios materializados em fotografias que fazem uso da técnica digital são o tema de Vertentes: espaço de dentro, do fotógrafo André Conti. Em Passagens passeios, Caio Kenji explora as estranhezas que habitam cenários aparentemente normais de momentos corriqueiros de lazer. Escola de histórias retrata a experiência da fotógrafa Bárbara Bragato, que acompanhou, durante um mês, o cotidiano dos alunos de uma instituição na Índia. Encerrando o ano, Beleza americana mostra o olhar da brasileira Paula Clerman em relação aos padrões de beleza e comportamento na sociedade norte-americana, na costa sul dos Estados Unidos.
Este catálogo reúne uma seleção de fotos de cada uma das exposições de 2016, além dos textos críticos que as acompanharam. (...) – ANDRÉ STURM
(FONTE: a publicação)