Planos de fuga : um livro em dobras
organização Jochen Voltz e Rodrigo Moura ; fotografias Mauro Restiffe
Planos de Fuga — Uma Exposição em Obras foi concebida a partir do convite do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo para se pensar uma exposição site-specific em seu edifício, no centro histórico e financeiro da maior cidade da América do Sul. (...)
Para a exposição, cinco artistas — Carla Zaccagnini, Cristiano Rennó, Gabriel Sierra, Marcius Galan e Sara Ramo — apresentaram obras inéditas, criadas especificamente para diferentes espaços do edifício. Três artistas — Cildo Meireles, Renata Lucas e Rivane Neuenschwander foram convidados a recriar obras cujos sentidos são ativados e potencializados no prédio do CCBB-SP. Obras inéditas no Brasil de três outros artistas — Claudia Andujar, Gordon Matta-Clark e Robert Kinmont foram reunidas numa sala histórica, espécie de pequeno núcleo museológico que remonta ao interesse destes artistas pela paisagem, pela cidade e pela arquitetura.
Este livro, batizado a partir do título da exposição como Planos de Fuga —Um Livro em Obras, foi editado em parceria com Mauro Restiffe, 12° artista na lista de participantes da exposição, que não tinha obras no espaço expositivo e documentou o processo de realização da mesma. Restiffe fez a documentação da exposição de modo autoral, imagens que estão reunidas no segundo ensaio fotográfico deste livro. Durante as visitas ao centro da cidade, Restiffe desenvolveu outro trabalho, a que deu o nome de Planos de Fuga, cujas imagens estão no primeiro ensaio fotográfico do livro. (...)
(FONTE: a publicação)
Publicação produzida por ocasião da exposição realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, de 27 de outubro de 2012 a 06 de janeiro de 2013.
Textos em português e inglês.