Capa do livro

Panoramas : a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles

organização Carlos Martins, Sergio Burgi e Julia Kovensky

A publicação traz mais de 300 imagens – fotografias, desenhos e gravuras – produzidas entre os anos de 1820 e 1920 e selecionadas pelos curadores Carlos Martins, consultor de iconografia brasileira do Instituto Moreira Salles, e Sergio Burgi, coordenador do acervo de fotografia do ims.

Para os organizadores, o objetivo da publicação, ao reunir os acervos fotográfico e iconográfico do Instituto Moreira Salles, é apontar os procedimentos que moldaram a representação da paisagem brasileira no decorrer do século xix. Muitas das imagens apresentadas foram feitas por artistas viajantes que passaram pelo Brasil, como os alemães Johann Moritz Rugendas e Carl Friedrich von Martius e o inglês Charles Landseer. Também constam no catálogo trabalhos de renomados fotógrafos, como Augusto Stahl, Victor Frond, Militão Augusto de Azevedo, Georges Leuzinger e Marc Ferrez, entre outros. Grande parte das imagens retrata o Rio de Janeiro, então capital do país, mas há também registros das antigas regiões coloniais, como Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Santos, Mariana e Ouro Preto, além de registros de vegetação, rochas, rios e cadeias de montanhas.

(FONTE: site da editora)

Identificação
Título
Panoramas
Subtítulo
a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2012
Número de Páginas
236 p.
ISBN / ISSN
9788586707773
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Organização
Projeto Gráfico
Impressão
Forma Física
Largura (cm)
26,5
Altura (cm)
28
Tiragem
2.000
Tipo de capa
Dura
Tipo de Papel
Garda Pat Kiara 135g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de exposição

Publicado por ocasião da exposição no IMS-RJ, de 3 de setembro a 13 de novembro de 2011, e na FAAP, em São Paulo, de 31 de março a 17 de junho de 2012

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
Acervo Consultado
A+
A-