Direitos indígenas no museu : novos procedimentos para uma nova política : a gestão de acervos em discussão

A publicação reúne textos apresentados no IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus — V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural.

Em relação à fotografia, contém artigo de Helouise Costa intitulado "A fotorreportagem como projeto etnocida: o caso da índia Diacuí" (p. 135-145)

Resumo do artigo: "A revista O Cruzeiro publicou entre os anos de 1952 e 1953 uma série de fotorreportagens sobre a relação do sertanista Ayres Câmara Cunha com a índia Diacuí. A série abrange desde o noivado de Diacuí com o homem branco, passando por sua estadia no Rio de Janeiro para o casamento, até o desfecho trágico de sua história. O foco desse artigo é o modo de construção do discurso jornalístico da fotorreportagem, que muito se aproxima do modelo da novela, e se vincula a um projeto etnocida ainda em curso na sociedade brasileira."

(FONTE: Academia.edu)

Identificação
Título
Direitos indígenas no museu
Subtítulo
novos procedimentos para uma nova política : a gestão de acervos em discussão
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2016
Número de Páginas
248 p.
ISBN / ISSN
9788563566201
Idioma
Publicação Seriada
Série
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Organização
Conteúdos
Notas de Conteúdo

Artigos de: Marilia Xavier Cury, Davidson Panis Kaseker, Edmundo Pereira, Robson Rodrigues e Grasiela Lima, Ione Helena Pereira Couto, Suzana Primo dos Santos e Claudia Leonor López Garcés,  Viviane Wermelinger Guimarães,  Leandro da Cruz Silva, Maurício André da Silva, Leilane Patrícia de Lima,  Fabíola Andréa Silva,  Helouise Costa, Josué Carvalho,  Juliana Dal Ponte Tiveron e José F. M. Henriques Bairrão,  Laércio Fidelis Dias,  Niminon Suzel Pinheiro, Aramis Luis Silva, Alexandre Oliveira Gomes e Jean Tanguay.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
URL
A+
A-