Ensaios sobre o tempo
concepção Coletivo Punctum ; fotografias Arthur Monteiro, Henry Macário e Isabela Lyrio
Brasília é uma cidade nova, mas tem suas (muitas) ruínas. Essas paradoxais ruínas precoces levam a pensar na história da capital e nos contrastes entre utopia e realidade. Mas instigam, também, reflexões que vão além do concreto. Uma delas é a formação das memórias afetivas e seu papel na construção das nossas visões - sempre plurais - da realidade.
Essas e várias outras questões são levantadas neste projeto, concebido como uma investigação imagética das relações entre o tempo, a cidade e seus habitantes. Num processo criativo que também fala de si e por si, os três autores usaram a fotografia como ferramenta e como o próprio objeto a ser fotografado.
Inicialmente, cada um registrou um tema de sua escolha. Seis fotografias de cada tema foram ampliadas em grande formato e coladas em lugares públicos - em Brasília, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Vila Telebrasília e Planaltina. Durante os meses seguintes, os artistas fotografaram o desgaste dessas imagens nas ruas. – USHA VELASCO
(FONTE: a publicação)
Textos de Rogério Camara, Fátima Aparecida dos Santos, Usha Velasco e Armando Salmito.