Sagu

textos e fotografias Mariana Berta

Sagu é um livro meio que exposição que reúne trabalhos de Mariana Berta, os quais partem das vivências da artista em seu ambiente de origem, que é o oeste catarinense, e da observação que ela faz das disjunções entre os saberes provenientes de suas raízes camponesas com o circuito da arte e da construção de conhecimento dentro da academia. Em seus trabalhos, Mariana insere os sabores, memórias, vozes e autorias rurais na biblioteca, na escola, no ambiente de estudo e difusão da história da arte, com a potência de desestabilizar as noções estanques de campo e cidade, e provocando questionamentos que afrontam a estética do agronegócio com a apresentação da sensibilidade camponesa e seus valores. A estrutura crítica e descolonial da linguagem é baseada na relação de produção do sagu, que mistura o vinho que vem da uva, fruto que nasce no alto das parreiras, que é nobre e importado com a mandioca, a tuberosa genuinamente brasileira, que nasce embaixo da terra e que tem lugar menor na culinária brasileira, mesmo sendo uma raíz brasileira. Produzido como semente, este livro é propositivo e inaugura o pensamento de artista agricultora no estado, possui textos metafóricos e ao mesmo tempo teóricos, páginas com frames de vídeos e links para que sejam acessados para além da leitura nas páginas. O livro possui uma página carimbada com um de seus trabalhos "Authorized by colonization' e um pequeno folhetinho solto com a oração “Rainha da discórdia”.

(FONTE: perfil da editora no Facebook)

Identificação
Título
Sagu
Tipo de publicação
Cidade de edição
Estado de edição
País de edição
Editora
Ano de publicação
2018
Número de páginas
1 vol. não paginado
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (fotografia)
Autoria (texto principal)
Projeto gráfico
Forma Física
Largura (cm)
14
Altura (cm)
21
Tipo de capa
Flexível
Tipo de papel
Pólen 90g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

Esta publicação foi originalmente o trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais em Licenciatura da Udesc (2017), sob orientação de Telma Scherer.

Notas de conteúdo

Contém fotografias adicionais de Priscila Latreille Kolling, Paulo da Costa Pereira Neto e Caroline Coldebella, além de fotografias publicadas nos jornais de Santa Catarina.

Assuntos fotográficos
Assuntos gerais
A+
A-