4000 disparos
concepção Jonathas de Andrade
Em 4000 DISPAROS Jonathas de Andrade captou aleatoriamente o rosto de desconhecidos nas ruas de Buenos Aires utilizando um rolo de filme Super 8 em preto e branco. São aproximadamente 4000 rostos no total, cada imagem correspondendo a um fotograma. Assim como em outros trabalhos seus, existe aqui a apropriação de uma estética de um outro tempo, um tempo passado, que se traduz na qualidade das imagens apresentadas. Imagens produzidas hoje confundem-se com outras de cunho histórico, criando uma incerteza em relação ao material, que oscila constantemente entre arquivo e ficção. Aqui, elas são extremamente granuladas e monocromáticas, sugerindo que tenham sido produzidas em algum momento entre o final. da década de 1960 e início de 70, e que possuam um caráter documental. Além disso, esses registros insistentes de homens anônimos, pelo seu próprio acúmulo, parecem servir a um propósito de classificação ou monitoramento. Como sabemos, é justamente nesse período que vários passes latino-americanos estão sob regimes ditatoriais, portanto haveria também a sugestão (re-forçada pelo titulo) de que estariam associadas à violência desses regimes e que se tratariam de imagens produzidas para monitorar as atividades de indivíduos suspeitos. – KIKI MAZZUCCHELLI
(FONTE: a publicação)
Edição bilíngue português-inglês.