Relações entre linguagens no jornal : fotografia e narrativa verbal
texto Regina Souza Gomes
Por meio da observação de mais de 200 exemplares de jornais de circulação nacional, no período de 1998 a 2004, a autora analisa os modos de integração entre as linguagens fotográfica e verbal na produção de sentido do texto jornalístico. Não se trata nem de uma leitura ideologizante que reduz o discurso a um reflexo do contexto histórico, nem de uma análise formalista em seu sentido de enquadramento do texto em categorias e relações previamente constituídas.
Seguindo os textos fundadores da teoria semiótica, contempla o texto como unidade constituída na relação entre os planos da expressão e do conteúdo, o que viabiliza um exame não apenas da textualização e uma postura não restrita à linearidade do verbal.
Por isso, ao contemplar a materialidade de páginas de jornais de circulação nacional, como "O Globo" e "Folha de S. Paulo", cotejadas em relação com o conteúdo veiculado, alcança resultados surpreendentes. O conteúdo, visto mais como representação de valores e aspirações sociais e menos como mera informação, é confirmado como meio de depreensão de um modo próprio de presença do sujeito: o próprio enunciador desses jornais.
(FONTE: site da editora)