Relações entre linguagens no jornal : fotografia e narrativa verbal

texto Regina Souza Gomes

Por meio da observação de mais de 200 exemplares de jornais de circulação nacional, no período de 1998 a 2004, a autora analisa os modos de integração entre as linguagens fotográfica e verbal na produção de sentido do texto jornalístico. Não se trata nem de uma leitura ideologizante que reduz o discurso a um reflexo do contexto histórico, nem de uma análise formalista em seu sentido de enquadramento do texto em categorias e relações previamente constituídas.

Seguindo os textos fundadores da teoria semiótica, contempla o texto como unidade constituída na relação entre os planos da expressão e do conteúdo, o que viabiliza um exame não apenas da textualização e uma postura não restrita à linearidade do verbal.

Por isso, ao contemplar a materialidade de páginas de jornais de circulação nacional, como "O Globo" e "Folha de S. Paulo", cotejadas em relação com o conteúdo veiculado, alcança resultados surpreendentes. O conteúdo, visto mais como representação de valores e aspirações sociais e menos como mera informação, é confirmado como meio de depreensão de um modo próprio de presença do sujeito: o próprio enunciador desses jornais.

(FONTE: site da editora)

Identificação
Título
Relações entre linguagens no jornal
Subtítulo
fotografia e narrativa verbal
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2008
Número de Páginas
214 p.
ISBN / ISSN
9788522804689
Idioma
Publicação Seriada
Série
Volume
16
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Projeto Gráfico
Impressão
Forma Física
Tiragem
500
Tipo de Papel
Cartão Supremo 250g/m2 Capa Reciclato 75g/m2 Miolo
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-