Poses e flagrantes : ensaios sobre história e fotografias

De modo original, nestes ensaios autônomos reunidos, a autora explora a história da fotografia no Brasil, indo além de um história centrada na evolução técnica ou na criação de seus autores e escolas. Um deslocamento importante para a historiografia da imagem, tratando a fotografia não como retrato que prova o fato, mas como fonte da análise social da história.

A visualidade é definida como construção que envolve o circuito social da imagem e compreende condições de criação, produção, circulação e usos da imagem, mas, sobretudo, sublinhando os processos de produção de sentido. (...)

A imagem fotográfica é o fio condutor, mas a história das técnicas e dos autores é subsidiária de uma reflexão que interroga a sociedade no seu tempo. A fotografia se define, então, como matéria de historicidade definida por modos de ver e olhar.

No desenvolvimento da pesquisa, o leitor acompanha como a imagem pode se definir expressão íntima da sociedade nos álbuns de família, mas igualmente como mensagem de circulação de massa na imprensa.

(FONTE: site da editora)

Identificação
Título
Poses e flagrantes
Subtítulo
ensaios sobre história e fotografias
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2005
Número de Páginas
253 p.
ISBN / ISSN
9788522804740
Idioma
Publicação Seriada
Série
Volume
14
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Design (Projeto Gráfico)
Impressão (Gráfica Principal)
Forma Física
Tiragem
500
Tipo de Papel
Cartão Supremo 250g/m2 Reciclato 90g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
URL
A+
A-