Poses e flagrantes : ensaios sobre história e fotografias
textos Ana Maria Mauad
De modo original, nestes ensaios autônomos reunidos, a autora explora a história da fotografia no Brasil, indo além de um história centrada na evolução técnica ou na criação de seus autores e escolas. Um deslocamento importante para a historiografia da imagem, tratando a fotografia não como retrato que prova o fato, mas como fonte da análise social da história.
A visualidade é definida como construção que envolve o circuito social da imagem e compreende condições de criação, produção, circulação e usos da imagem, mas, sobretudo, sublinhando os processos de produção de sentido. (...)
A imagem fotográfica é o fio condutor, mas a história das técnicas e dos autores é subsidiária de uma reflexão que interroga a sociedade no seu tempo. A fotografia se define, então, como matéria de historicidade definida por modos de ver e olhar.
No desenvolvimento da pesquisa, o leitor acompanha como a imagem pode se definir expressão íntima da sociedade nos álbuns de família, mas igualmente como mensagem de circulação de massa na imprensa.
(FONTE: site da editora)