Mãe preta
pesquisa e obras Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa
[O projeto] busca traçar os elos e ressonâncias entre a condição social da maternidade durante a escravidão e as vozes de mulheres e mães negras na contemporaneidade. Apresenta uma releitura da iconografia relacionada às mães pretas na época colonial, como eram conhecidas as amas-de-leite escravizadas que amamentavam os filhos dos seus senhores, dentro de uma linguagem contemporânea. O ponto de partida são representações de relações maternas no vasto acervo de imagens da escravidão feitas por artistas viajantes e fotógrafos. Por meio de intervenções nessas imagens com objetos óticos, como lupas e vidros são destacadas a duplicidade e complexidade das relações das amas-de-leite com as crianças brancas aos seus cuidados e com seus próprios filhos.
(FONTE: site da autora)
Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação de Artes Visuais.
Textos de: Alex Castro, Isabel Löfgren & Patricia Gouvêa, Júlio César Medeiros da Silva Pereira, Lilia Moritz Schwarcz, Martina Ahlert, Qiana Mestrich, Temi Odumosu.
Publicação desenvolvida por ocasião da exposição realizada de 4 de outubro a 25 de novembro de 2018 na galeria Mario Schenberg (Funarte - São Paulo), e de 12 de dezembro de 2018 a 9 de fevereiro de 2019 na galeria Chão SLZ (São Luís do Maranhão).
Textos em português e inglês