MASP FCCB : Coleção Museu de Arte de São Paulo Foto Cine Clube Bandeirante
organização Adriano Pedrosa
Tanto o catálogo, editado pelo próprio MASP, quanto a exposição originaram-se da cessão de parte do acervo do Foto Cine Clube Bandeirante ao museu, em regime de comodato, em 2014. Após o período contratual de 50 anos, as 279 obras de 85 artistas serão doadas ao MASP e passarão a integrar a coleção de fotografia da instituição, junto com a Coleção Pirelli MASP de Fotografia.
As imagens retratam os anos de formação do fotoclube mais influente na cidade de São Paulo, ainda em atividade desde sua fundação em 1939. Elas também evidenciam a fase inicial da produção de fotógrafos que viriam a ser conhecidos como expoentes da fotografia moderna, como Thomas Farkas e German Lorca.
Embora haja uma relação entre o livro e a exposição, a publicação está organizada de forma alfabética, seguindo o primeiro nome dos autores, como é regra entre os catálogos dos acervos do MASP, enquanto a exposição organizou as obras de acordo com suas datas de circulação, enfatizando o percurso das fotografias por diversos salões e mostras no Brasil e no exterior ao longo dos anos. Ambos exibem os versos das fotografias, que revelam os carimbos e selos deste intenso intercâmbio. Dessa forma, as impressões fotográficas são também documentos, com marcas únicas e históricas, constituindo um capítulo fundamental na história da fotografia brasileira.
(FONTE: site do MASP)