Thomas Kellner : Brasília : 50 anos de utopia moderna
fotografias Thomas Kellner
Um retrato não estereotipado dos monumentos da cidade é o objetivo de Thomas Kellner, cujo trabalho não apenas homenageia o cinquentenário de Brasília, mas também o arquiteto Oscar Niemeyer, pois a maioria das imagens se refere aos monumentos criados por ele. (...)
Kellner, que fotografa monumentos em vários países há mais de 10 anos, como França, Estados Unidos da América e China, representa o espaço com referência à arquitetura. Em Brasília, ele procura exibir características da cidade sugeridas pelo projeto original, como uma cidade projetada na era da máquina, mas preocupada com o lado humano. Cada monumento é apresentado como "um esqueleto formando uma rede de possibilidades: a possibilidade de novas construções, de uma nova cidade, de um novo mundo baseado em um programa de melhoria social. Esta é a rede da modernidade" ...
O isolamento espacial da maioria dos edifícios projetados por Oscar Niemeyer é um contexto valioso nas obras de Kellner. Os edifícios geralmente são emoldurados apenas pelo céu e a técnica inovadora dá a impressão de que os edifícios estão dançando ou caindo aos pedaços. Suas obras são feitas à mão: vem do design do artista, depois a câmera escaneia o edifício a partir de um ponto e isso é repetido em vários filmes de 36 poses para concluir a reconstrução da imagem fotografada, recriada, clique a clique. O resultado final mostra imagens combinadas que reconstróem o objeto fotografado, que parecem ter dinâmica e movimento.
(FONTE: site do autor)
Título pertencente à Coleção Espaço 21, publicado pela editora ARTE 21.
Catálogo da exposição homônima realizada no Espaço Cultural Contemporâneo ECCO, em Brasília, em 2010.