Parque Nacional de Brasília : 50 anos
coordenação geral João Paulo Barbosa
Os serviços que o Parque presta à população não se limitam à proteção da flora e da fauna. Seus 42,3 mil hectares preservam a água que abastece parte da cidade. Preservam também um rico laboratório de estudos – mais de cem pesquisas científicas foram concluídas em seus cinquenta anos de existência.
Esta exposição traz a público imagens inéditas do Parque Nacional: suas lagoas, nascentes, espécies animais e vegetais, fotografadas por João Paulo Barbosa; o trabalho dos pesquisadores, retratados por Olivier Boëls; a área das piscinas, traduzida na visão autoral de Henry Macario; e um pouco de sua história, com imagens da construção e de seus primeiros anos.
O objetivo é mostrar não apenas a riqueza que temos em mãos, mas a responsabilidade de conservá-la. Técnicos e administradores apontam: é um desafio diário manter a qualidade ambiental de uma área cercada por todos os lados pelo agressivo ataque dos interesses imobiliários. Para vencê-lo, é necessário o envolvimento da sociedade, baseado na consciência de que uma unidade de conservação é um patrimônio de todos. – USHA VELASCO
(FONTE: site do Espaço F/508 de Fotografia)
Imagens adicionais do Arquivo Público do Distrito Federal.