Capa do livro

Negros indícios : perfomance vídeo fotografia

Negros Indícios reúne a produção contemporânea de 12 artistas afrodescendentes de diferentes regiões do país que trabalham no campo da performance. Com curadoria do Professor de História e Teoria da Arte Roberto Conduru, a mostra busca lançar luz sobre artistas, temas e práticas que vêm ganhando mais ressonância no sistema de arte.Para contrapor o esquecimento histórico, o racismo, e a segregação, os artistas Antônio Obá; Ayrson Heráclito; Caetano Dias; Dalton Paula; João Manoel Feliciano; Moisés Patrício; Musa Michelle Mattiuzzi; Priscila Rezende; Renata Felinto; Rommulo Vieira Conceição; Rubiane Maia e Tiago Sant'Ana, apresentam obras que refletem a capacidade de usar as adversidades como força de criação, resistência e luta. Os trabalhos também evidenciam o amadurecimento da discussão sobre as identidades e negritudes no Brasil – marcada, nos últimos anos, pela pluralidade e pelo crescente protagonismo dos artistas afrodescendentes. Segundo o curador, os artistas 'nos convidam a participar de uma luta que não pode ser apenas deles e delas, mas de quem almeja viver em um mundo justo, igualitário e fraternal'.A mostra apresenta seleções de vídeos e fotografias articulados por afinidades poéticas. A curadoria buscou explorar todas as modalidades de conjugação de performance, vídeo e fotografia: performances, registros de performance em vídeo e fotografia, fotoperformances, vídeoperformances e seus desdobramentos.

(FONTE: site Caixa Cultural)


Identificação
Título
Negros indícios
Subtítulo
perfomance vídeo fotografia
Titulo adicional / equivalente
Black indices: perfomance video photography
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2017
Número de Páginas
144 p.
ISBN / ISSN
9788564564022
Ficha Técnica
Autoria (Texto)
Outros
Forma Física
Largura (cm)
16
Altura (cm)
23
Tipo de capa
Flexível
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de Conteúdo

Obras de Antônio Obá; Ayrson Heráclito; Caetano Dias; Dalton Paula; João Manoel Feliciano; Moisés Patrício; Musa Michelle Mattiuzzi; Priscila Rezende; Renata Felinto; Rommulo Vieira Conceição; Rubiane Maia e Tiago Sant'Ana.

Notas de exposição

Catálogo da exposição homônima, realizada na galeria Caixa Cultural, em São Paulo, de 07 de outubro a 17 de dezembro de 2017.

Notas de idioma

Textos em português e inglês.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Localização do item
Acervo Consultado
A+
A-