a

c

Casa da Fotografia Fuji

Instituição criada em São Paulo em 1990. Foi um espaço cultural e educacional dedicado à fotografia, onde foram realizadas diversas mostras e cursos livres. Curada inicialmente por Stafania Bril e depois por Rosely Nakagawa, o espaço esteve em funcionamento até 2004, quando seu acervo bibliográfico foi transferido para a biblioteca do Centro Universitário Senac.

Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte [CCPF]

Ligado à Funarte, o CCPF é uma instituição de caráter técnico, atuante na recuperação dos acervos fotográficos brasileiros públicos e privados. Pioneiro na América do Sul, é hoje uma referência internacional no setor de conservação fotográfica. Acesse aqui.

Centro de Fotografía de Montevideo [CdF]

Criado em 2002 em Montevidéu, o CdF é uma instituição pública dedicada à fotografia uruguaia e latino-americana. Gestiona um amplo acervo de imagens históricas e contemporâneas de fotógrafos uruguaios. Conta com uma programação anual de exposições e, além disso, possui uma atividade editorial consolidada, publicando regularmente catálogos, obras fotográficas, ensaios críticos e históricos. Acesse aqui.

Centro Português de Fotografia [CPF]

Criado em 1997 na cidade do Porto, o CPF tem por finalidade assegurar a conservação, valorização e proteção legal do patrimônio fotográfico português, mediante o apoio à formulação de políticas, tratamento técnico arquivístico e promoção do acesso à informação fotográfica. Acesse aqui.

e

f

i

Instituto Nacional da Fotografia [INFoto]

Nascido do Núcleo de Fotografia da Funarte, o INFoto foi criado em 1984 com a finalidade de promover uma política cultural, a nível nacional, específica para a fotografia. Atuou em diversas frentes, tendo-se destacado na promoção de exposições e na sua intensa atividade editorial. Em 1990, o INFoto deu lugar à Área de Fotografia da Funarte. (FUNARTE)

m

Maison Européenne de la Photographie

Criada em 1996 em Paris, a MEP é a principal instituição francesa dedicada à fotografia. Além de promover uma extensa programação expositiva, conta com uma biblioteca especializada e uma coleção fotográfica própria. Acesse aqui.

p

s

z

Zumvi Arquivo Afro Fotográfico

Instituição criada em 1990 em Salvador (BA) por Lázaro Roberto, Ademar Marques e Raimundo Monteiro – três fotógrafos afrodescendentes comprometidos com o registro das atividades culturais e politicas da cultura afro-brasileira. Acesse aqui.

A+
A-