a

Arquivos fotográficos

Indivíduos ou instituições que produzem e/ou coletam, armazenam e cuidam de materiais fotográficos acumulados durante o período de atuação da pessoa ou organização. O termo também se refere às coleções de imagens armazenadas digitalmente. (BDLF)

Termo relacionado: Coleções fotográficas

Autobiografia

Obra inspirada na vida de uma pessoa, narrada por ela mesma. (BDLF)

Termos relacionados: Autorretrato ; Intimidade

c

Cartão postal

Cartões produzidos comercialmente para o envio de mensagens escritas, contando geralmente com uma imagem ilustrativa impressa em um dos lados. Consideramos aqui tanto os cartões postais com imagens impressas em sistemas gráficos, como aqueles produzidos em papéis fotográficos sensíveis à luz. (BDLF)

Crítica e interpretação

Análise de obras de arte sob qualquer perspectiva teórico-metodológica. Na BDLF, utilizamos este termo para nos referir tanto aos conteúdos produzidos por críticos especializados para serem veiculados pelos veículos de imprensa, como os estudos realizados nos âmbitos acadêmico e museológico. (BDLF)

Curadoria artística

A atividade compreende a análise e/ou gestão de acervos ou coleções específicas de arte. Partindo de estudos minuciosos, a curadoria visa estabelecer pontos de contato entre as obras e a história da arte, para então pensar e elaborar a melhor forma de exibi-los ao público, tendo-se em vista estratégias que potencializem a proposta do artista e que tenham como foco a amplificação dos seus conceitos e poéticas. Além da coordenação geral de acervos e exposições, o curador também pode acompanhar o desenvolvimento da obra de alguns artistas, atuando como consultor. (E.CHIODETTO - texto adaptado)

e

Educação visual

Na BDLF, este termo designa aquelas publicações – geralmente catálogos – que apresentam os resultados de projetos sócio-educativos que promovem a construção da cidadania através da alfabetização visual, utilizando, muitas vezes, a fotografia como principal elemento mediador. (BDLF)

Termo relacionado: Ensino e pesquisa

i

Intervenção artística

O termo se refere à realização de intervenções artísticas em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes – um procedimento que recorre muitas vezes à apropriação e mobiliza gestos de manipulação ou interferência. No caso da fotografia, a intervenção pode ser realizada através de uma ampla variedade de técnicas, tal como a colagem, assemblage, montagem, além da aplicação de rasgos, costuras, desenhos ou pinturas na imagem apropriada. (BDLF)

Intimidade

Na BDLF, este termo designa aquelas publicações que exploram fotograficamente as relações pessoais, o estado psicológico ou os espaços e momentos da vida íntima do(a) fotógrafo(a). Em muitos casos, os(as) artistas assumem um estilo visual mais informal e amador; em outros, preferem lançar mão da linguagem documentária ou do retrato. (BDLF)

Termos relacionados: Diário visual ; Fotografia do banal ; Família ; Amizade ; Amor ; Estados emocionais ; Memória afetiva

m

Metalinguagem

Obras fotográficas nas quais os elementos constitutivos da imagem remetem, de alguma forma, à própria fotografia. Segundo Rubens Fernandes Junior, "entendemos a metalinguagem como uma função da linguagem que faz referência à própria linguagem. No caso da linguagem fotográfica, é a fotografia reverenciando a própria fotografia, ou seja, a imagem que recorre a artifícios de construção da própria imagem ou a outras imagens. (R.F.JUNIOR)

p

r

s

A+
A-