SOBRE


A BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA (BDLF) é um site de referências bibliográficas de acesso livre. Seu funcionamento está estruturado sobre três eixos: base de dados referencial, biblioteca digital e espaço de reflexão crítica. Trata-se de uma iniciativa de natureza informativa, não podendo ser caracterizada qualquer finalidade econômica.


OBJETIVOS

Esta iniciativa visa (1) desenvolver (no âmbito interno da plataforma) e estimular (no ambiente sociocultural mais amplo) a pesquisa histórica, conceitual, crítica e estética relacionada à fotografia, artes visuais e artes gráficas; (2) impulsionar qualitativamente a produção contemporânea de livros de fotografia, em seus mais diversos temas e formatos; (3) amplificar a circulação online de obras impressas e digitais; (4) dar visibilidade à toda a rede envolvida no processo editorial (autores[as], editoras, designers, gráficas e demais profissionais) e, finalmente, (5) democratizar o acesso à cultura visual.

Nossa missão é contribuir para a documentação, difusão e proteção dos livros de fotografia enquanto segmento do nosso patrimônio bibliográfico.


PROCEDIMENTO

Adotamos como procedimento a catalogação sistemática e a difusão digital de dados bibliográficos dos livros de fotografa. Buscamos inventariar não apenas a produção editorial “comercial”, mas esforçamo-nos por incluir também a produção dita “independente”, abarcando assim as auto-publicações e as editoras de pequeno porte.

Em breve, disponibilizaremos uma ferramenta colaborativa, através da qual os(as) autores(as) e editoras poderão realizar o upload das informações e imagens referentes às suas próprias publicações.


ETAPAS

O desenvolvimento da BDLF está estruturado em distintas fases, que correspondem a recortes temáticos, geográficos ou temporais específicos, a saber:

– 1ª ETAPA: inclui apenas publicações fotográficas sobre a cidade de Brasília, abarcando desde a época de sua construção até os dias de hoje. Conta com aproximadamente 300 publicações já catalogadas e disponíveis para consulta. Esta fase inicial contou com o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal.

– 2ª ETAPA: abrange livros de teoria, crítica e história da fotografia, produzidos por pesquisadores(as) brasileiros(as) e publicados desde os anos 1970 até os dias de hoje. O lançamento deste bloco está previsto para outubro de 2020.

3ª ETAPA: englobará os livros de fotografia publicados entre os anos de 2010 e 2020 em nível nacional, com foco nas editoras de pequeno e médio porte e nas obras auto-publicadas. Prevê-se o lançamento desta fase para março de 2021.

As etapas seguintes serão definidas em breve.

Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores