Achados de Assis : a fotografia em Dom Casmurro
texto Sandro Alves Silveira
O trabalho que hora apresento a vocês, Achados de Assis, desempenhou um “achamento” na narrativa e no enredo de Dom Casmurro. (...) Afirmo que, ao longo do romance de Machado de Assis, encontramos questões relativas à representação por semelhança e por contiguidade e, ainda, amarrada a estas, a das imagens pré-tecnológicas (pintura, gravura etc) em suas relações com a primeira imagem tecnológica, a fotografia.
Vejo Machado como um antecipador de questões de teoria da fotografia desenvolvidas no século XX por diversos autores. Resolvi me ater, em larga medida, àqueles que a grande teórica do fotográfico, Rosalind Kraus, considera como sendo os dois clássicos do pensamento relativo à fotografia, Walter Benjamin e Roland Barthes; não sem evocar a própria Rosalind Kraus e Charles Sanders Peirce, em poucas ocasiões, já que o conceito de índice de Peirce guia as reflexões de Krauss.
(FONTE: site do projeto)
Projeto contemplado pelo XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.
Outras edições:
1.ed.: 2010
2.ed.: 2016 (rev. e amp.)