René Burri. Brasilia

O ano de 2010 marcou o quinquagésimo aniversário da inauguração da capital do Brasil, Brasília. Projetado pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, tornou-se desde então um dos projetos de planejamento urbano mais famosos e amplamente estudados. A Catedral de Niemeyer, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, seu prédio para o parlamento nacional (o Congresso Nacional) e a torre de televisão de 224 metros da cidade se tornaram ícones da arquitetura do século XX.

René Burri (1933–2014), um fotógrafo suíço internacionalmente famoso, membro da lendária cooperativa Magnum Photos, visitou a cidade pela primeira vez em uma longa jornada pela América do Sul em 1958, quando a maior parte de Brasília era um grande canteiro de obras. . Ele retornou muitas vezes nos trinta anos seguintes, documentando o crescimento e desenvolvimento dessa utopia urbana. Além de documentar os prédios em vários estágios de conclusão, Burri tirou fotos de Niemeyer e seus funcionários e fotografou as cenas e pessoas de rua de Brasília: trabalhadores com suas ferramentas, máquinas e materiais de construção, pedestres nas ruas e praças recém-acabadas e vistas aéreas da cidade. primeiras favelas da cidade adjacentes aos novos blocos de edifícios residenciais. Suas imagens captam o forte sentido de uma nova era e uma atmosfera vibrante de trabalho duro e tensão; elas refletem as enormes dimensões da paisagem e a grande escala desse projeto e sua ambição de projetar e construir um novo capital – e enchê-lo de vida.

Completo com ensaios de Burri e do eminente arquiteto e estudioso da história da arquitetura Arthur Rüegg, "René Burri. Brasília" permite que os leitores olhem para uma cidade extraordinária pelos olhos de um fotógrafo excepcional.

(FONTE: site da editora Scheidegger & Spiess AG – tradução livre do inglês)

Identificação
Título
René Burri. Brasilia
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2011
Número de Páginas
221 p.
ISBN / ISSN
9783858813077
Idioma
Inglês
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Edição
Design (Projeto Gráfico)
Impressão (Gráfica Principal)
Forma Física
Largura (cm)
23
Altura (cm)
31
Tipo de capa
Dura
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
URL
Localização do item
Acervo Consultado
Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores