Nome
Ruy Teixeira
URL
Sobre

Ruy Teixeira (1957) cursou jornalismo na FIAM. Começou sua carreira como fotojornalista junto à agência Angular, cobrindo matérias para revistas como IstoÉ, Veja, Visão, entre outras. Em 1986 parte para a Europa, onde mora por 25 anos. Neste período colabora com a Editora Abril, cobrindo shows de música e desfiles de moda. 

Cobrindo os desfiles se apaixona pelos espaços e pela arquitetura das locações. Em 1994 começa a se dedicar integralmente ao design e à arquitetura, colaborando com diversas revistas especializadas. Ao longo da estadia europeia, realiza campanhas para inúmeras marcas, colabora diretamente e realiza projetos com designers e arquitetos. 

Em 2012 retorna ao Brasil, e em 2013 publica o livro Brasília Palace, um ensaio fotográfico sobre o primeiro edifício construído por Niemeyer em Brasília. No mesmo ano participa do livro Bloom, editado por Li Edelkoort. Em 2015 publica o segundo número do livro Bloom e lança Desenho da Utopia, com o historiador Jayme Vargas, um livro fotográfico que aborda a produção modernista de mobiliário e arte brasileira. Em 2017 publica o Caderno de Design Arquitetura e Arte, com Lissa Carmona.

Em abril de 2018 apresenta com a Galeria Nilufar de Milão um preview do livro Studio D’Arte Palma, um ensaio das peças de Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti. Em junho do mesmo ano realiza a exposição 9 peças, no espaço Etel da “Collectors Lounge” em Basileia.

Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores