Nome
José Rosa
Sobre

José Rosa, nascido em Mirassol (SP), começou a dedicar-se a fotografia na década de 80. Realizou trabalhos publicitários, autorais e teve vasta experiência no fotojornalismo, participando de documentários e contribuindo com publicações periódicas como jornais e revistas, como o jornal O Povo, onde permaneceu por 36 anos. Posteriormente também atuou na Secretaria de Imprensa da Prefeitura de Fortaleza (Sirp).

Em 2000, José Rosa criou o "Projeto Fotolata – Arte & Ciência", dedicado ao estudo e pesquisa da fotografia artesanal, a partir da técnica pinhole com câmeras de diversos formatos, incluindo um trailer. Com o projeto realizou oficinas com aulas teóricas e práticas e atuou em escolas, bibliotecas, centros culturais e locais de vulnerabilidade social em São Paulo e no Distrito Federal.

Como fotógrafo, retrata o que chamava de “lado B” da capital federal, ou, o que há além das obras de Niemeyer, como becos, passarelas e espaços urbanos às vezes não tão visíveis. Vivia em Brasília quando faleceu em 2005, aos 83 anos.

Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores