FRANK SCHERSCHEL

Alexandre Belém
30 abr 2020

Brasília é fotogênica. Sempre foi, mesmo antes de nascer. Não à toa, uma das imagens mais icônicas da capital federal é o risco traçado no cerrado do que viria a ser o Plano Piloto – ideia do arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1998). A imagem, de 1957, é de autoria de Mario Fontenelle (1919-1986), fotógrafo do governo Juscelino Kubitschek. 

Os quatro anos de construção de Brasília foram acompanhados por diversos fotógrafos, brasileiros e estrangeiros. Provavelmente, todos meio tontos do que estava “surgindo” naquele terreno laranja e descampado.

Conhecemos e admiramos imagens clássicas da época da construção e dos primeiros anos da capital: René Burri, Marcel Gautherot, Peter Scheier, Thomaz Farkas, Alberto Ferreira, Lucien Clergue, entre tantos outros. Gosto de fuçar e pesquisar esse interesse do estrangeiro, da imprensa e do fotógrafo. 

Numa dessas cascavilhadas, esbarrei no material do norte-americano Frank Scherschel (1907-1981), fotógrafo da LIFE. Bem, essas fotos, até onde a minha pesquisa chegou, não foram publicadas em nenhuma edição da revista. A data consta como década de 1960 mas acredito que sejam de 1958 e/ou 1959, pelo estágio das obras.

Frank Scherschel/Time & Life Pictures


Scherschel, já nessa época, era um dos grandes fotojornalistas da mítica LIFE. Tinha feito uma cobertura bem relevante da Segunda Guerra Mundial no Pacífico e na Europa, em especial os dias seguintes do desembarque na Normandia e a liberação de Paris.

Era comum as equipes da LIFE aproveitarem as viagens para América do Sul e produzirem um “pacote” de reportagens e, também, fazerem retratos dos presidentes, personalidades. Além das três belas fotografias de trabalhadores, o retrato do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) é curioso. Provavelmente, realizado numa tenda da Novacap*, além da maquete da catedral, vemos, ao fundo do arquiteto-chefe da companhia, um borrifador de inseticida.

Alexandre Belém
Jornalista, editor e co-fundador da editora Olhavê.

NOTA
* A Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) é uma empresa estatal criada em 1956 para gerenciar a construção de Brasília, realizando obras de infra-estrutura e administrando as terras públicas do Distrito Federal. A ideia inicial era apenas a construção da nova capital federal; porém, a Novacap existe até hoje como empresa, apesar de muitas das suas atribuições originais terem sido transferidas para outras empresas públicas locais.
Galeria de imagens
Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Logos de patrocinadores